Os travões, segurança acima de tudo

Não descure dos seus travões. Estes são fundamentais para uma condução segura. A sua vida e a dos outros ocupantes dependem disso.

Os travões funcionam pela conversão de energia mecânica em calor. É a força da pressão das pastilhas contra os discos que fazem com que o carro trave. E esta força é conseguida através da pressão hidráulica criada ao accionar o pedal do travão. Quanto melhor for a conversão de energia mecânica em calor, mais depressa o carro trava.

Um bom sistema de travagem requer bons materiais e componentes de boa qualidade mas, por motivos financeiros, apenas alguns fabricantes o fazem. A qualidade dos materiais é fundamental porque um bom sistema de travagem depende, não só da sua eficiência a travar, como também da sua resistência à fadiga. Ou seja, é importante que os travões mantenham as suas características de travagem mesmo com a utilização intensiva dos mesmos. Um exemplo de bom sistema de travagem é quando há um correcto dimensionamento da potência de travagem entre o eixo dianteiro e traseiro – essencial para evitar que as rodas de trás bloqueiem antes das da frente.

Fonte: isabe.ionline.pt

Tags:

Comentários fechados.